Os Princípios Básicos da Autotransformação

Já foi dito inúmeras vezes que vencemos a droga simplesmente nos abstendo dela, mas que só venceremos a dependência espiritual que nos leva à droga*, ou à recaída, construindo uma nova estrutura de pensamento, um novo modo de pensar, começando por transformar nossas concepções e valores.

Esta autotransformação é um processo que acontece pela internalização de novos valores em substituição àqueles materialistas que caracterizam o nosso modo de viver para fora.

Geralmente buscamos esses novos valores através do conhecimento, da troca de experiências e da reflexão diária sobre nossos atos. Porém, a internalização de novos valores também acontece através da prática de novos hábitos. Por isso, o Programa Renascer propõe a prática de 13 Princípios que sugerem uma nova forma de nos situarmos na vida e nas relações interpessoais.

Sabemos que esses princípios não esgotam essa nova maneira de percepção da vida, pois no próprio Programa Renascer muitas outras nos são apresentadas. Contudo, acreditamos que eles são tão importantes para o nosso crescimento e para a nossa recuperação que os consideramos PRINCÍPIOS BÁSICOS para a nossa nova vida.

Ao colocá-los em prática, deixamos de culpar os outros pelas nossas dificuldades, aceitando que somos os únicos responsáveis por elas. Tornamo-nos capazes de compreender cada pessoa dentro das suas limitações, vencendo a mórbida pretensão de tentar modificá- las para que correspondam aos nossos modelos de perfeição. Com isso, eliminamos o odioso hábito de apontar continuamente as dificuldades dos demais e, mais que isso, entendendo a complexidade de cada ser, aprendemos a perdoar. Além disso, a prática dos princípios nos desperta para a valorização do outro, para a compreensão da natureza das nossas mágoas, para o verdadeiro sentido do perdão etc. Os Princípios também nos mostram a finalidade da nossa existência e a melhor forma de chegarmos até lá.

Fazendo da prática dos princípios um hábito, trazemos paz à nossa vida e nos tornamos pessoas mais centradas. Graças a esse novo proceder derrotamos a nossa baixa autoestima e entramos na trilha do autoconhecimento e da autotransformação.

São treze os “Princípios Básicos da Autotransformação”, alguns dos quais estão contidos no “Roteiro da Autotransformação”:

  1. Princípio da vida futura e da evolução para a Unidade
  2. Princípio da Responsabilidade:
  3. Princípio da neutralidade
  4. Princípio do não julgamento:
  5. Princípio da valorização do ser
  6. Princípio da aceitação e da alteridade
  7. Princípio do perdão
  8. Princípio da harmonia
  9. Princípio do diálogo
  10. Princípio do autoconhecimento
  11. Princípio da autotransformação
  12. Princípio da interiorização
  13. Princípio do Amor

Vamos começar esta nova Jornada?

Proxima publicação falaremos sobre o primeiro princípio, Princípio da vida futura e da evolução para a Unidade. Não Perca!

*droga – usamos o termo neste contexto para toda e qualquer forma de dependência. Seja ela física, química, moral ou espiritual.